Aeróbico na Hipertrofia? Como fazer, em que horário, qual intensidade?

 

Exercício aeróbico e melhora na hipertrofia

Uma dúvida de muitos praticantes de muscula e fazer ou não treinamento aeróbico? Bom vamos entender quais as funções do exercício aeróbico e assim você poderá identificar melhor a sua importância no treinamento de força, e a melhor forma de utilizar para potencializar seus resultados no ganho de massa e principalmente sua saúde.

Primeiramente com a prática de exercícios físicos aeróbicos nosso corpo sofre adaptações metabólicas, e cardiorrespiratórias rapidamente. A melhora no VO2max, a melhora nas vias metabólicas de geração de energia, sendo via glicolíticas, glicogênicas, lipolíticas e glicogenólise são melhoradas com a prática de exercício aeróbico. Outro aspecto que já se sabe a muito tempo, e o aumento da produção das mitocôndrias no nosso organismo, até aí nenhuma novidade certo? Agora o que provavelmente você não sabia é que as mitocôndrias têm um papel fundamental na geração de energia ATP e no estresse oxidativo.

Mitocôndrias desorganizadas geram um estresse oxidativo maior e isso é ruim para sua produção de energia, então, sem boa produção de energia seu treino de musculação não tem o mesmo rendimento. Mas para sua salvação com exercícios aeróbicos as mitocôndrias têm maior desenvolvimento, as mitocôndrias que tem sua estrutura desorganizada são dissociadas das mitocôndrias boas e destruídas pelo processo de autofagia, e esse processo só pode acontecer com um bom treinamento aeróbico.

E tem muito mais, as mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular, oxidação celular, metabolização de substratos no fígado, e metabolização do álcool. Então olha que maravilha imagine que você está fazendo o uso de esteroides anabolizantes, e como você sabe alguns deles são metabolizados pelo fígado, que tem muitas mitocôndrias trabalhando nele, então com o aumento do número de mitocôndrias, consecutivamente melhora a metabolização dos esteroides anabolizantes e menor  estrago é gerado. Ai mais um bom motivo para fazer aeróbico.

A pergunta que não quer calar, como fazer ? em que horário fazer? Intensidade? Volume?

Certo, primeiramente vamos entender que o treino aeróbico deve ser um auxiliar no seu rendimento no treino de musculação, então não sai correndo 10 km por dia, ai estará fugindo da especificidade do treinamento, você treina para aumento de massa não para correr uma meia maratona. Um treino de intensidade leve a moderado (caminhada) de 30 a 45 minutos por dia, já seria uma boa estratégia. Agora em que horários? o que se tem percebido na prática é a utilização em horários com separação de no mínimo 6 horas antes ou após o treinamento resistido, claro se você não tem condições de fazer dois treinos por dia, utilize no pós treino como regenerativo. Não fuja do treinamento aeróbico, você não vai catabolizar por fazer treino de 3 a 4 vezes na semana de aeróbico, você vai catabolizar se não comer direito e descansar o suficiente.

.

.

Henrique Pereira

Brasileiro com licenciatura e bacharelado em educação física. Faculdade Porto Das águas.Especialista em fisiologia do exercício, qualidade de vida e reabilitação pós traumática. Unilas latu sensu.

Especialista em treinamento personalizado. Fitness Academy ( Lisboa – Portugal)

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: